O Que é?
A sala de isolamento é o local reservado aos casos suspeitos de contágio por Covid-19, visando os separar dos restantes membros da comunidade académica.
Os casos suspeitos são colocados em isolamento para quebrar as cadeias de transmissão. Uma pessoa com sintomas deve permanecer na área de isolamento com a máscara até que se faça o contacto com a Comissão de Acção para a Prevenção do Covid-19 da UEM. 

Quando usar a Sala de Isolamento?
A sala de isolamento deve ser usada, somente, em caso de existência de um caso suspeito de contágio por Covid-19, seja por ter estado em contacto com um caso positivo ou por apresentar os sintomas que remetam para a suspeita de Covid-19 em algum membro da comunidade académica da FLCS ou outros utentes das instalações da FLCS.

Onde se localiza?
A sala de Isolamento da FLCS localiza-se no rés-do-chão da FLCS, na ala próximo aos anfiteatros 1501 e 1502. Ela está devidamente assinalada, no corredor que dá acesso ao anfiteatro 1502, com a inscrição SALA ISOLAMENTO.

Contactos dos Membros da Comissão Covid-19:
(+258) 82 303 883 1 Luisa Mutisse
(+258) 84 827 387 6 Emídio Moiane
( +258) 82 831 064 0  Rosa Mitelela

Protocolo a seguir na sala de isolamento em caso suspeito a Covid-19
Confirmada a presença de sintomas como febre alta, tosse, dor de garganta, dores musculares, dores de cabeça, dificuldades respiratórias, náuseas, vómitos ou diarreia num membro da comunidade académica da FLCS ou em utentes das instalações da FLCS, deve-se comunicar imediatamente à Comissão Covid-19 da FLCS e conduzir o doente à sala de isolamento, onde o suspeito deve:  

  1. Usar luvas descartáveis e máscaras cirúrgicas;
  2. Verificar a temperatura e tomar o paracetamol, caso se confirme a febre;
  3. As máscaras ou outros materiais que possam estar contaminados deve depositá-los no balde de lixo.  

Equipamento da sala de isolamento
A sala de isolamento está equipada com kit de protecção individual com máscaras e luvas descartáveis, termómetro, solução anticéptica para desinfecção, garrafas de água e carteiras de paracetamol.

A sala tem também, um balde de lixo forrado com plástico e marcado devidamente com a etiqueta de lixo biológico.

Limpeza e Higienização da Sala de Isolamento

A sala de isolamento, à semelhança de outros compartimentos da FLCS, é limpa todos os dias, usando para além dos matérias habituais de limpeza geral, uma solução anticéptica, sendo que o pano de limpeza usado se destina, apenas, para este procedimento. 
Para limpar a sala de isolamento os funcionários devem estar equipados com luvas, máscaras e batas descartáveis.

Protocolo de limpeza a seguir depois de atendimento de um caso suspeito a covid-19
Depois de o caso suspeito de Covid-19 abandonar a sala de isolamento, a equipa de limpeza deverá deslocar-se ao local para:

  1. Abrir as janelas e fechar a porta para garantir a ventilação natural;
  2. Limpar e desinfectar todo o mobiliário existente na sala;
  3. Retirar o plástico do balde do lixo, que depois de fechado, deve levar a indicação de lixo biológico e encaminhado para a incineradora;
  4. Lavar/limpar o chão usando um desinfectante.

Os funcionários que farão a limpeza da sala de isolamento após atendimento de um caso suspeito, devem estar devidamente trajados com Equipamentos de Proteção Individual (EPI), nomeadamente, a máscara de proteção, a viseira, luvas, batas descartáveis e botas. O mesmo protocolo é seguido no caso de se comprovar a presença de um caso suspeito ou positivo na sala de aulas ou em um outro sector da FLCS. 

  • Faculdade de Letras e Ciências Sociais (FLCS)
    Av. Julius Nyerere, nr. 3453
    Maputo
  • (+258) 21 485402

Siga-nos online