Revisao curricular

A Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane (FLCS) realizou, na última sexta-feira (01.07), um seminário sobre a reforma do quadro curricular para a graduação e pós-graduação dos cursos oferecidos naquela unidade orgânica.
O seminário contou com participação dos Membros do Conselho de Direcção, Chefes dos Departamentos Académicos, Directores de Graduação e pós-graduação e pontos focais de cada curso envolvido.
Na sua intervenção durante a abertura do evento, o Director da FLCS Prof. Doutor Samuel Quive, procedeu a apresentação do programa da Reforma Curricular, que considerou o momento oportuno para os Departamentos inovarem e introduzir novos cursos.
ʺEste é o momento propício para que os departamentos interessados em introduzir novos cursos o façam. Dai que quero apelar aos colegas que assumam este exercício como uma oportunidade, primeiro para melhorar os nossos estágios curriculares, e em segundo lugar, criarmos novos currículos onde se achar necessário. Aqui a reforma curricular é de cada curso, e o curso deve ajustar o seu currículo tanto para o diurno assim como para o pós-laboral ʺ, disse.
Revisao curricular02Durante o evento, foram apresentadas algumas preocupações por parte dos integrantes, dentre elas, o défice de docentes para a leccionação de algumas disciplinas e/ou módulos em alguns cursos de licenciatura existentes na FLCS e, foi apresentada uma dúvida em relação ao objectivo do processo de reforma curricular. Do debate entre os participantes, chegou-se à conclusão de que há necessidade de se esclarecer os objectivos da reforma curricular e fazer a análise contextual de cada sessão, assim como, realizar mais encontros de concertação durante o processo.
Para o Director-adjunto para Graduação, Prof. Doutor Marlino Mubai a prioridade do exercício é o alcance do entendimento comum em relação a Adenda sobre o Quadro Curricular o avanço das actividades subsequentes.
Penso que antes de mais nada devemos alcançar um entendido comum em relação ao quadro curricular para que possamos avançar e saibamos para onde vamos e que caminhos podemos usar para lá chegar.
Por seu turno a Directora-adjunta para a Pós-graduação, Prof. Doutora Lurdes Rodrigues, não foge da opinião do Prof. Doutor Marlino Mubai, contudo apela a adopção de um plano conjunto para a reforma curricular dos cursos da Pós-graduação.
O período de ajustamento foi prorrogado até Março de 2023, por isso há necessidade de realização deste seminário para concertação e todos os cursos caminharem ao mesmo ritmo. Temos de entender este processo na fase inicial, fazer o diagnóstico da situação atual identificando os problemas existentes e a sua superação, avaliação aos estudantes, docentes entre outros aspectos positivos e negativos.
O Director-adjunto para Investigação e Extensão da FLCS, Prof. Doutor Elísio Jossias aproveitou a ocasião para explicar o enquadramento da reforma curricular no âmbito da Reforma Institucional em curso na UEM. “O objectivo da Reforma Institucional é melhorar a eficiência e a eficácia da UEM, através de adaptações ou mudanças estruturais, inovação dos modelos de gestão e de governação, e da sua cultura organizacional, de modo a estarem alinhados com a sua Visão, Missão e Objectivos Estratégicos. Portanto os planos curriculares devem adoptar novas abordagens pedagógicas que optimizem a aprendizagem activa, que integrem a investigação, alinhar o ensino e aprendizagem às linhas de investigação do Departamento (Faculdade), reforçar a ligação entre cursos e linhas de investigação, grupos de investigação, frisou.
A reforma curricular na UEM iniciou em 2020 e espera-se que até o final de 2023 todos os currículos de graduação da UEM se conformem com o novo Quadro Curricular para a Graduação.

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