O Director da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane (FLCS) Prof. Doutor Samuel Quive, em representação a direção a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), orientou na passada quinta-feira (06.10) a abertura do colóquio denominado Ubuntu: A (Re)Construção do Pensamento Africano.
Paulina Chiziane 00A cerimónia de abertura do colóquio teve como oradora principal a escritora moçambicana vencedora do prémio Camões 2021, Paulina Chiziane, comentários de Dionísio Bahule e moderação de Ergimino Mucale.
Na sua alocução, o Prof. Doutor Samuel Quive disse “Sinto-me lisonjeado por estar aqui a fazer as honras da casa numa plateia muito rica como esta, mas mais privilegiado por receber uma figura muito rara. Me sinto mais honrado porque nós temos na nossa faculdade um curso de literatura moçambicana e linguística, que são cursos muito importantes no dia-a-dia. Acredito que aqui deve haver muitos estudantes nossos que tem a oportunidade de ver a Paulina Chiziane de perto, poder conviver, trocar experiências, portanto me sinto honrado por isso”.
Durante a palestra de abertura Paulina Chiziane explicou que há necessidade de se estudar a filosofia africana com base no pensamento dos africanos. “Gostaria de saber da Faculdade de Filosofia, qual é a percentagem de obras africanas existentes nesta unidade. É mais para perceber se estão a falar da filosofia africana a partir de quais pensadores. Não se pode construir a nossa filosofia através de pensadores como Aristóteles, porque assim seria voltar à colonização”, exortou.
Entre outros assuntos, foram abordados no colóquio a escravatura em África e a reconstrução do pensamento africano.

Paulina Chiziane