A Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane (FLCS) acolheu, no passado dia 20/10, o encerramento do projecto Socially Inclusive Editable Urban Green Infrastruture: Mozambique (SYNERGI), com o tema "UEM, UCD, Escolas, Governo e Parceiros e a Sustentabilidade Inclusivas em Xai-Xai e Cidade de Maputo".
Trata-se de uma parceria entre a FLCS e a Universidade College Dublin da Irlanda que tinha como objectivo promover a investigação e a extensão universitária através da criação de hortas escolares.
Em representação do Magnífico Reitor, o Director do Gabinete de Cooperação da UEM, Prof. Doutor Manuel Chenene, destacou o impacto do projecto na formação dos alunos e na extensão universitária. "Este projecto contribuiu para os objectivos da extensão universitária na UEM. Tive a oportunidade de visitar algumas escolas envolvidas e foi notório o resultado em termos de componente formativa para os alunos das escolas em matérias de produção. Os nossos alunos ganham também uma componente na área do empreendedorismo, que permite desenvolver actividades de rendimento e contribuir para o sustento das famílias," sublinhou.

Por sua vez o Director da FLCS, Prof. Doutor Samuel Quive, enalteceu os resultados da iniciativa. "Viemos aqui para celebrar os resultados deste projecto, é um projecto que se insere no plano estratégico da UEM, permitindo que os professores da nossa universidade pudessem partilhar conhecimentos com as comunidades através das escolas e as escolas com as famílias locais e os alunos tiveram oportunidade de aprender o uso de drone. Este é um projecto especial, pelos resultados alcançados e pelas transformações que testemunhamos ao logo do tempo," afirmou.
O embaixador da Irlanda em Moçambique, Patrick Empey, destacou os benefícios da cooperação e o impacto que trouxe as equipes de investigação, professores, alunos e as comunidades.
"Esta parceria ofereceu uma oportunidade as equipes de investigação das universidades de trabalhar em conjunto na partilha de experiências, bem como produziu resultados interessantes que beneficiaram e envolveram directamente as crianças, professores e comunidades em áreas onde o projecto foi implementado. E espero que as crianças continuem produzindo os seus próprios alimentos ou empreender com o conhecimento adquirido," referiu.
A coordenadora Geral do projecto SYNERGI, Profa. Doutora Christina Bonin, afirmou que o projecto SYNERGI compreendeu uma aprendizagem tridimensional o que permitiu uma experiência profunda e transformadora que dando oportunidade aos estudantes de por em prática o que aprendem como teoria nas salas de aulas. "O projecto permitiu experiências profundas e transformadoras. Deu aos estudantes a oportunidade de por em prática o que prenderam nas salas de aula. Os estudantes aprenderam a componente que inclui educação e ambiente, e aspectos de saúde e bem-estar e podem levar a oportunidades de criar empreendedorismo," afirmou.
A Coordenadora do projecto em Moçambique, a Profa. Doutora Inês Raimundo, destacou a valorização dos professores de agropecuária e o impacto do projecto na alimentação escolar. "O projecto despertou maior interesse dos alunos pela disciplina de agropecuária. A única vez que fui a escola básica de Chiango coincidiu com a hora do intervalo e cada criança trazia uma tigelinha na mão, e me foi dito que as crianças vão receber comida e isso é muito bom e é um dos resultados deste projecto," partilhou.
Os professores, e alunos das escolas participantes pelo projecto foram unânimes em afirmar que o projecto SYNERGI trouxe muitas experiencias, conhecimento, inovação e deixou marcas visíveis nas comunidades locais.
O projecto, que iniciou a cerca de 3 anos, contou com a participação dos directores das escolas, parceiros, investigadores, professores, pais de turma e alunos.

Synergi 01

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