A Faculdade de Letras e Ciências Sociais (FLCS) da Universidade Eduardo Mondlane torna público que estão abertas, de 15 de Outubro de 2025 a 30 de Janeiro de 2026, as candidaturas para a frequência do Mestrado Profissional em Sociologia Rural e Gestão do Desenvolvimento, a ser ministrado no Departamento de Sociologia, da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), com as seguintes áreas de especialização: Planificação, Monitoria e Avaliação de Programas de Desenvolvimento (PMAPD) e Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).
1. Organização do curso
No primeiro semestre do primeiro ano, os estudantes frequentam módulos gerais obrigatórios do tronco comum, nomeadamente comunicação e gestão de conflitos interpessoais; trabalho em equipa e moderação; fundamentos de sociologia; técnicas de análise e recolha de dados; sociologia de desenvolvimento; elaboração da dissertação; fundamentos básicos de planificação e gestão de programas de desenvolvimento; técnicas de pesquisa orientada para acção e descisão; desenvolvimento sustentável: ferramentas de análise da sustentabilidade de meios de vida.
Ainda no primeiro semestre do primerio ano do curso, no âmbito da aplicação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades, os estudantes iniciam a preparação do projecto e cumprem outras actividades do plano de estudo, designadamente a participação em actividades de pesquisa aplicada e de extensão universitária ou frequência de disciplinas ou módulos complementares de outros cursos.
No segundo semestre do primeiro ano, os estudantes frequentam módulos da área de especialização para a qual terão optado, nomeadamente: (i) Planificação, Monitoria e Avaliação de Programas de Desenvolvimento (PMAPD); ou (ii) Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), apresentam o projecto de investigação e cumprem outras actividades académicas do plano de estudos. No primeiro semestre do segundo ano, os estudantes frequentam os módulos opcionais, participam em jornadas científicas, apresentam resultados da sua pesquisa e dedicam-se essencialmente à finalização e apresentação da sua dissertação.
2. Duração
O Mestrado em Sociologia do Desenvolvimento tem a duração de dois anos, ou seja quatro semestres, estruturados da seguinte forma:
3. Local e horário de funcionamento
4. Elegibilidade
5. Procedimentos para candidatura
5. 1. Documentos
Do processo de candidatura devem constar:
Banco Barclays
Titular: UEM-FLCS- Fundos Próprios.
Nº de Conta: MZN: 0038102012520
NIB: 000.20038.3810.2012.52097
NUIT: 500003545.
5. 2. Obtenção de documentos
Para a instrução do processo de candidatura, os interessados deverão adquirir os respectivos impressos:
5.3. Submissão da candidatura
As candidaturas devem ser submetidas no seguinte endereço:
Registo Académico para a Pós-Graduação,
Faculdade de Letras e Ciências Sociais (FLCS), Porta Nº 203 – 1º Andar,
Universidade Eduardo Mondlane
Campus Universitário Principal, Av. Julius Nyerere, Nº 57
Maputo
6. Prazos
Nota: No período de 24 de Dezembro de 2025 a 09 de Janeiro de 2026 a UEM irá interromper as suas actividades lectivas, de acordo com o seu Calendário Académico de 2025.
7. Processo de selecção
O candidato é admitido mediante a aprovação da candidatura por uma comissão apropriada, em conformidade com o Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação em vigor na UEM. Os candidatos pré-seleccionados poderão ainda ser submetidos a uma entrevista.
8.Vagas
9. Início do curso
10. Propinas
O curso está a uma propina total de 198.000,00MT que poderá ser paga da seguinte forma:
Nota: No acto de inscrição o mestrando está sujeito a pagar uma taxa única de 5.200,00MT
11. Contactos
Para informações adicionais os candidatos podem contactar:
O Registo Académico para a Pós-graduação da Faculdade de Letras e Ciências Sociais, Sala Nº 203 – 1º Andar
Universidade Eduardo Mondlane
Campus Universitário Principal, Av. Julius Nyerere, Nº 57, Maputo
Emails: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Telemóvel: +258 87 454 9107
Maputo